28 livros ricamente ilustrados que apresentam as principais obras dos mais renomados pintores brasileiros

Tarsila do Amaral

Tarsila do Amaral

Informações técnicas:

Dimensões: 23,9 x 28,7 cm
Capa dura - 96 pág.

Tarsila do Amaral
por Maria Izabel Branco Ribeiro

Expoente do Modernismo brasileiro, Tarsila do Amaral (1886-1973) expandiu as propostas das vanguardas europeias a partir do mergulho nas tradições, cores e temas de sua terra – sem se esquivar dos problemas sociais, que constituíram sua principal preocupação em certa fase.

Com a célebre tela Abaporu (1928), motivou o Manifesto Antropófago de Oswald de Andrade, seu marido à época, com quem partilhava a convicção de assimilar a cultura estrangeira de modo a torná-la uma forma de arte tipicamente nacional.

Líricas e afetivas, obras como A Negra (1923) e Antropofagia (1929) apresentam os ancestrais africano e índio em cores vívidas e fortes, com a luz do país.

Confira algumas obras
A Cuca
Antropofagia
Carnaval em Madureira
Morro da Favela
Operários
Região Brasileira
A Cuca
Antropofagia
Carnaval em Madureira
Morro da Favela
Operários
Região Brasileira
Galeria

A Samaritana

1911 - Óleo sobre tela - 75 x 44 cm

Auto-retrato com vestido laranja

1921 - Óleo sobre tela - 50 x 41,5 cm

Academia nº4

1922 - Óleo sobre cartão-tela - 76 x 53 cm

Retrato de Mário de Andrade

1923 - Óleo sobre tela - 60 x 50 cm

Retrato de Oswald de Andrade

1956 - Óleo sobre tela - 70 x 58cm

Auto-Retrato (Manteau Rouge)

1923 - Óleo sobre tela - 73 x 60,5 cm

O Modelo

1923 - Óleo sobre tela - 55 x 46 cm

Carnaval em Madureira

1924 - Óleo sobre tela - 76 x 63 cm

A Cuca

1924 - Óleo sobre tela - 73 x 100 cm

Morro da Favela

1924 - Óleo sobre tela - 64,5 x 76 cm

Paisagem rural com cerca e casas I

1924 - nanquim sobre papel - 19,7 x 14,5 cm

Versão de ilustração para o livro Feuilles de route

1924 - p. 64 - Série Viagem a Minas Gerais, grafite sobre papel - 25 x 19 cm

Congonhas. Série viagem a Minas Gerais

1924 - nanquim sobre papel - 18,3x22,6 cm

Estrada de Ferro Central do Brasil

1924 - Óleo sobre tela - 142x126,8 cm

Versão de ilustração para o livro Pau-Brasil, p. 101

1924 - nanquim sobre papel - 17x24,7 cm

Pescador

1925 - Óleo sobre tela - 66 x 75 cm

Religião Brasileira I

1927 - Óleo sobre tela - 63 x 76 cm

O sapo

1928 - Óleo sobre tela - 50,5 x 60,5 cm

Urutu

1928 - Óleo sobre tela - 60 x 72 cm

Floresta

1929 - Óleo sobre tela - 64 x 62 cm

Paisagem antropofágica VI

1929 - nanquim sobre papel - 11 x 21,7 cm

Antropofagia

1929 - Óleo sobre tela - 126 x 142 cm

Costureiras

1950 - Óleo sobre tela - 73,3x100,2 cm

Terra

1943 - Óleo sobre tela - 60 x 80 cm

Batizado de Macunaima

1956 - Óleo sobre tela - 132,5 x 250 cm

Abaporu

1928 - Óleo sobre tela - 85 x 73 cm

Operários

1933 - Óleo sobre tela - 150 x 205 cm

A Negra

1923 - Óleo sobre tela - 100x81,3 cm